Play Canal Surf
Designer Jadson

A seguir


Como Furar Ondas no Surf (10 Dicas Indispensáveis!)

264 Visualizações
rockvolume
2
publicado em 30 Apr 2020 / Dentro Dicas

Surf: Furando as Ondas. O joelhinho (ou peixinho ou golfinho) e a tartaruga são manobras para mergulhar por baixo da onda. Quanto mais rápido e melhor executada, diminuem as chances chance de exaustão por ficar remando muito tempo no mesmo lugar no meio do caminho.

Memorizem a sequência: a) Remar, c) afundar o bico, c) calçar ou pé ou joelho, d) mergulhar, e) esticar o corpo, f) trazer o peito de volta contra a prancha; g) e voltar a remar.

#1 Remar contra a onda: É importante se deslocar contra o movimento da onda para facilitar o mergulho e diminuir o arrasto para trás. Evitem ficar parados até a onda chegar.
#2 Furar a onda no local e no tempo certo: As ondas mais difíceis de furar são as que já estouraram. O melhor ponto para mergulhar é próximo da base da onda, pouco antes de ela chegar. Mergulhar cedo ou tarde faz o impacto te arrastar ou arrancar a prancha das mãos. É uma questão de sincronia, de estar no ponto mais profundo no exato momento em que a onda passar.
#3 Afundar o bico: Na verdade não é apenas afundar o bico pra baixo. É preciso empurrar para baixo e para frente ao mesmo tempo, ajudando com o peso do corpo.
#4 Calçar o Joelho ou o pé: Embora a manobra se chame joelhinho, também se pode usar o pé na rabeta. Enquanto os braços são esticados para furar a onda, firmem um pé na rabeta ou joelho no meio da prancha, deixando a outra perna esticada no ar para ajudar a concentrar o peso do corpo na direção do mergulho.
#5 Mergulhar: É um momento de cuidar para se manter hidrodinâmico, introduzindo primeiro o topo da cabeça e não o rosto.
#6 Esticar o corpo: Quando o corpo estiver mergulhando, é importante manter um formato hidrodinâmico, mantendo alinhados o eixo da cabeça, do tronco e das pernas para diminuir o arrasto para trás. Se o impacto for muito forte, bater as pernas pode te alinhar novamente.
#7 Trazer o peito de volta: É muito importante posicionar o peito no ponto exato em cima da prancha para seguir a remada. Aqueles 2 ou 3 segundos para corrigir a posição do peito dificultam escapar da próxima onda.
#8 Voltar a remar: Muitas pessoas perdem alguns segundos antes de voltar a remar. Esses segundos são fundamentais para escapar da próxima onda, portanto incorporem a imediata remada como a parte final da técnica do joelhinho. Outra dica é abrir os olhos o mais rápido possível. Se acostumem com a ardência da água salgada.

OBS #1: Quando a prancha é uma funboard bem volumosa ou um longboard, o joelhinho não é suficiente para afundar a prancha. É necessário fazer a manobra da tartaruga: Remar, girar o corpo para baixo da prancha, puxar o bico para dentro dágua, esticar e enrijecer o corpo, desvirar e voltar a remar.
OBS #2: Conforme as condições do mar ou da prancha é necessário dar mais ênfase em algum desses passos. Por exemplo, leva mais tempo para afundar uma prancha maior, ou pode ser necessário remar com mais força antes de furar ondas grandes.
OBS #3: Quando a onda quebrar em cima de vocês e tentar arrancar a prancha das mãos, em vez de lutar contra a força da água ou soltar a prancha, experimentem abraçar a prancha até a turbulência passar.
OBS #4: Se vocês forem muito encarnados, de vez em quando entrem na água somente com o objetivo de treinar o joelhinho e perder o medo do impacto das ondas.

ATENÇÃO: NÃO DEIXE DE PROCURAR UMA ESCOLA DE SURF E EDUCADORES FÍSICOS HABILITADOS PARA AULAS PRÁTICAS

Créditos
Musicas:
1) Vinheta Introdução: Easy Stroll by Jay Man – OurMusicBox http://www.youtube.com/c/ourmusicbox
2) Sun’s Rise by Silent Partner https://www.youtube.com/audiolibrary/music
3) Dub Spirit by Jingle Punks https://www.youtube.com/audiolibrary/music
4) B-Roll - Islandesque de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attributi on (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/r....oyalty-free/index.ht
Artista: http://incompetech.com/
5) Easy Jam de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100245
Artista: http://incompetech.com/
6) Vinheta final: Surf Shimmy by Kevin MacLeod (incompetech.com). Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License. http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fotos:
1) Photo by Ahmed Nishaath on Unsplash (remando por cima da onda)
Vídeos Anexos:
1) Furando onda: video “Duck Dive” em canal Surf Insight https://youtube.be/vL1pl6FCqJU
2) Corpo esticado embaixo dágua: frames do video “Duck Dive” em canal Surf Insight https://youtube.be/vL1pl6FCqJU
3) Mulheres furando onda: video “Surf Completely: How to Duck Dive” em canal Holly Beck Obermeyer https://youtube.be/AMDvj9Ewtkl
Logotipo: www.canva.com

Mostrar mais
Play Canal Surf
0 Comentários sort Ordenar por

Comentários do Facebook

A seguir